sábado, 26 de julho de 2008

O Sangue e a Sangria

COMO E ONDE O SANGUE É PRODUZIDO

Trata-se de um tecido líquido vermelho que circula em todo o corpo, pelos vasos sanguíneos, desempenhando importante papel na sobrevivência do organismo. Seu volume, no adulto, representa cerca de 7% do peso corpóreo, ou seja, uma média de cinco litros, dos quais, uma parte percorre através das artérias, veias e capilares, enquanto outra parte permanece no baço, no tecido subcutâneo, no fígado e nos demais órgãos de depósito.

O sangue é formado por uma parte líquida, o plasma, e por outra composta de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. O plasma contém 90% de água e os outros 10% de proteínas, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes essenciais ao organismo. Nas escolas de Medicina, os estudantes, ou futuros médicos, aprendem que o sangue é produzido pela medula

O sangue, segundo estudos desenvolvidos pela Medicina Iridológica, é fabricado no intestino delgado e enviado ao fígado pelas vilosidades, para ser filtrado. Até então o sangue é incolor. Depois de filtrar o sangue transparente, o fígado envia parte do referido material ao baço, que injeta nesse tecido vivo duas substâncias conhecidas como ”hemácias” e “hemoglobina”, tornando-o vermelho. Outra parte do sangue incolor o fígado remete à medula, que adiciona ao material, glóbulos brancos, uma substância transparente chamada “linfa” composta de “linfócitos”, ou seja, células que combatem as bactérias no sangue. A linfa é remetida pela medula aos órgãos internos e tecidos do corpo de onde é transportada pelas veias até o coração juntamente com o sangue desoxigenado. Dessa forma, o sangue arterial sai do coração, e o venoso parte dos órgãos e tecidos carregando dióxido de carbono e resíduos das células até ao fígado e aos rins, que se encarregam de fazer a filtragem para eliminar as impurezas, e só depois esse sangue é devolvido ao coração, onde entra sem qualquer resíduo.

Nenhum comentário: